Atualmente, ao se pensar em novas formas de desenvolvimento que ultrapassem a visão exclusiva de crescimento econômico, o termo Economia Criativa entra em pauta, pois busca estabelecer uma relação entre a tecnologia, a inovação, cultura, criatividade e sustentabilidade. A economia criativa estará entre os objetivos estratégicos no Primeiro Simpósio de Habitats de Inovação de Santa Catarina.
Um evento que busca reunir os principais agentes e operadores do Estado para um dia inteiro de palestras e conversas sobre o futuro da inovação em Santa Catarina. O evento acontecerá amanhã, dia 23 de novembro, no Auditório do Senai Blumenau. As inscrições ainda estão abertas e são gratuitas, basta preencher o formulário que está disponível neste link: https://bit.ly/2qH9VON
O público alvo são gestores públicos, professores pesquisadores, entidades representativas, e operadores que já atuam no ecossistema de inovação catarinense. Mas qualquer pessoa ou entidade que tenha interesse no assunto também está convidado para refletir e repensar a transformação do espaço urbano para uma ocupação sustentável.
Na mesma data do Simpósio, 23/11, haverá o lançamento do Observatório Estadual de Habitats de Inovação de Santa Catarina, coordenado pela Via Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Na nossa programação oficial constam diversas palestras, entre elas:
ACATE sobre “Ecossistema de Santa Catarina e perspectivas para 2030”;
Palestra da Via Conhecimento – UFSC sobre “Habitats de Inovação: uma via para a transformação das regiões”;
Palestra sobre “Aceleração de Territórios: Frentes de inovação;
Desenvolvimento de ecossistemas (Innobench – Curitiba)”.
Outro momento importante do Primeiro Simpósio de Habitats de Inovação de Santa Catarina será a apresentação oficial do FLUSS – projeto de extensão da Universidade Regional de Blumenau (Furb), coordenado pelo professor da FURB, Christian Krambeck.
Duas áreas temáticas vêm sendo trabalhadas: a cultura e a economia criativa. O Brasil ocupa o 5ºlugar do ranking da economia criativa mundial, e para que todo o território que abrange o Distrito de Inovação de Blumenau (DIC) consiga participar desse novo modelo econômico, o projeto Fluss busca através de eventos, como o Simpósio de Habitats de Inovação, articular e coordenar forças políticas, empresariais, técnicas, acadêmicas e comunitárias para compreender a realidade local, e, assim, promover o talento em tecnologia, maximizando a produtividade e a competitividade.
Para finalizar o Simpósio, uma mesa redonda com diferentes operadores irá debater as novas possibilidades para os espaços contemporâneos de inovação, afim, de valorizar a criatividade e a pluralidade de ideias.
MESA REDONDA | 17:30h
MESA REDONDA e debate sobre o ecossistema e a rede catarinense de habitats de inovação. Será uma rodada de debates sobre os resultados da interação digital, com a impressão de cada um dos componentes. Tendo como mediador Charles Schwanke (Acib).
Alencar Berwanger - Diretor de Novos Negócios. Na companhia desde 1992, já ocupou os cargos de Gestor de Desenvolvimento de Software, Gerente de Produto, Gestor Comercial e Diretor de Marketing e Produto. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Novos Negócios, com a reponsabilidade de alavancar, fortalecer e consolidar iniciativas de inovação, investimento em startups, desenvolvimento de parcerias e operações de fusões e aquisições realizadas pela companhia. Formado em Ciências da Computação pela Universidade de Blumenau (FURB) e especializado em Recursos Humanos pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação/Fundação Getúlio Vargas (ICPG/FGV), já participou de cursos do Programa de Desenvolvimento de Dirigentes e de Planejamento Estratégico, ambos pela Fundação Dom Cabral, e de cursos de aperfeiçoamento no MIT Sloan Executive Education relacionados ao Futuro do Trabalho, Inovação e Gestão de Equipes de Tecnologia.
Marcelo Fett - Diretor de Relações com Mercado da SOFTPLAN SISTEMAS. Advogado, formado pela UNIVALI (2002), Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Palhoça tendo acumulado as Secretarias da Fazenda e da Infraestrutura em diferentes períodos (2014-2017). Ex-presidente da Itajaí Participações S/A, empresa pública municipal responsável pela promoção e atração de investimentos para a cidade(2013-2014). Membro da equipe do Programa Inova@SC da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, responsável pela atração de importantes investimentos para o Estado com destaque para a unidade da BMW de Araquari. Foi membro do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Joinville(2011-2012), do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis (2011-2012) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Palhoça (2015-2017). Diretor da Rede Catarinense de Inovação - RECEPETI (2016-2018).
Beny Fard - Head de operações do Stanford Research Institute no Brasil e Fundador & CEO da Spin Aceleradora de Startups, a primeira do país com o foco startup-indústria, possui formação em engenharia elétrica com mais de 20 anos de experiência em indústrias e negócios internacionais.
Comentários