top of page

Saiba como foi o 1º Simpósio de Habitats de Inovação de Santa Catarina

O Simpósio de Habitats de Inovação de Santa Catarina, aconteceu na sexta – feira, dia 23 de novembro de 2018, no auditório do Senai, em Blumenau. O evento contou com a presença de 168 pessoas, e 14 palestrantes que ser reuniram para discutir as atuais tendências em inovação e empreendedorismo.



Simpósio de Habitats de Inovação de Santa Catarina, no dia 23 de novembro de 2018. Foto: Elena Bortoncello.

Foi um dia inteiro de palestras, com discussões voltadas para tecnologia, geração de empregos e inovação em diversos lugares do mundo. A necessidade de discutir a realidade regional e estadual surgiu como uma forma de articular e coordenar as forças políticas, empresariais, técnicas, acadêmicas e comunitárias locais e estaduais, a fim de compreender a realidade das pessoas que residem e trabalham nessa região.


O encontro teve 23 apoiadores e foi organizado por seis entidades diferentes, sendo elas: Instituto Gene, Fluss projeto de extensão da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Blusoft e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo da Prefeitura de Blumenau. Que buscam através de eventos, como o Simpósio de Habitats de Inovação, atrair uma quantidade maior investidores e empresas - inclusive dentro das instituições de ensino existentes no município.



Christian Krambeck, professor de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e coordenador do projeto de extensão Fluss. Foto: Elena Bortoncello.

No mesmo dia houve o lançamento do Observatório Estadual de Habitats de Inovação de Santa Catarina, coordenado pela Via Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E também um projeto de extensão piloto foi apresentado pelo professor Christian Krambeck, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

O projeto Fluss, composto por bolsistas e professores dos cursos de arquitetura e urbanismo, computação, engenharia florestal, ciências econômicas e jornalismo da Furb, têm como objetivo fazer o levantamento socioeconômico dos bairros Victor Konder e Itoupava Seca, e dessa forma trazer novas possibilidades para os espaços contemporâneos de inovação, a fim de valorizar a criatividade e a pluralidade de ideias. Para que esse Distrito de Inovação se desenvolva de maneira sustentável.


O Simpósio foi gratuito e aberto ao público, sendo uma oportunidade de realizar a troca de informação com a comunidade e todos aqueles que contribuem para o desenvolvimento local e estadual. Gerando, assim, parcerias e diálogos entre agentes estratégicos, como escolas, empreendedores, universidades e o poder público.



Benyamin Fard, fundador e CEO dacSpin Aceleradora de Startups, apresentando sobre a Indústria 4.0 e o ecossistema de inovação de Santa Catarina. Foto: Elena Bortoncello.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page