top of page

Por que Itoupava Seca e Victor Konder?

       O recorte territorial escolhido, uma área de 3,7 milhões de metros quadrados, está localizado no centro geográfico do município, no principal polo de conhecimento do Vale do Itajaí, que conta com a Furb, o Senai, a Fundação Fritz Muller, o Instituto Gene, o primeiro co-working da cidade, a Fábrica de Negócios, o Colégio Machado de Assis e várias empresas de tecnologia e conhecimento. Além de apresentar ótima infraestrutura urbana, alto grau de mobilidade, proximidade com o Centro administrativo, político, comercial e com o Distrito Turístico.

 

        Um dos diferenciais e maiores potenciais da área é a alta densidade populacional, tendência mundial onde as pessoas procuraram morar próximo do trabalho e do estudo, com boas opções de lazer, cultura e cidadania e espaços públicos qualificados, evitando ao máximo deslocamentos motorizados desnecessários.

 

     O objetivo é a partir de características locais e de cidades médias, concentrar nos bairros Itoupava Seca e Victor Konder o chamado “ecossistema de inovação”, formado por empresas da economia criativa, especialmente tecnologia. Também faz parte dos objetivos se tornar um laboratório urbano para experiências e aplicações de projetos, produtos e serviços públicos e privados.

      Quer saber mais sobre a história dos bairros Itoupava Seca e Victor Konder? Leia nos links abaixo textos da arquiteta Angelina Wittmann sobre a história, fatos marcantes e fotos dos dois bairros.

Itoupava Seca

Victor Konder

trianguloa.JPG
distrito.jpg

Triângulo de vitalidade urbana

Distrito da Inovação

Tem como pólo articulador a FURB (segunda mais antiga e importante universidade de Santa Catarina). E o futuro Centro de Inovação, além de dois importantes indústrias (têxtil e metalmecânica)

Distrito Turístico

Articulado em torno do Parque Vila Germânica, Parque Ramiro Ruidiguer, futuro Mercado Público Municipal, teve recentemente um estudo urbanístico realizado pelo curso de Arquitetura da FURB financiado pela Prefeitura.

Distrito Centro Histórico

Centro Histórico e região central de Blumenau ainda subutilizado, com baixa densidade e vários vazios urbanos e imóveis abandonados, mas com ótima localização e infraestrutura urbana e vitalidade no Centro em sí.

Diretrizes

Concentração estratégica de atividades intensivas em conhecimento.

Renovação urbana e novo modelo de cidade que quer dar respostas aos desafios da sociedade do conhecimento.

Projeto de transformação urbanística.

Alto potencial imobiliário e de investimento público.

A cidade e o território como espaço de inovação, um laboratório vivo para o desenvolvimento de ideias, protótipos e processos.

Propostas

INOVAÇÃO URBANA: a cidade

INOVAÇÃO ECONÔMICA: as empresas

INOVAÇÃO SOCIAL: as pessoas

imagem distrito.png
bottom of page