O FLUSS - Distrito de Inovação de Blumenau - teve o lançamento, divulgação do nome, identidade visual e blog apresentados à comunidade e aos parceiros no dia 9 de agosto no auditório do Instituto Gene. Nesse evento os participantes ficaram conhecendo um pouco mais sobre o que é o Distrito, o por quê de ser localizado nos bairros Itoupava Seca e Victor Konder, quais os objetivos, além da divulgação do nome oficial, identidade visual e o blog.
Um dos objetivos do FLUSS é, juntamente com entidades parceiras, fazer e executar um plano de cidade ideal. Para isso, o primeiro passo é fazer o diagnóstico urbanístico e a leitura técnica dos dois bairros utilizando CIDADE, MOBILIDADE, PESSOAS, ECONOMIA, AMBIENTE e PARTICIPAÇÃO E GOVERNANÇA como dimensões de análise. Essa etapa já está sendo realizada pelos professores e bolsistas do projeto.
O recorte territorial escolhido, uma área de 3,7 milhões de metros quadrados, está localizado no centro geográfico do município, no principal polo de conhecimento do Vale do Itajaí, que conta com universidade, escola, empresas de tecnologia, além de apresentar ótima infraestrutura urbana, alto grau de mobilidade, proximidade com o Centro administrativo, político e comercial.
O nome FLUSS foi criado pela Repúblika, a agência experimental da Universidade Regional de Blumenau a partir de uma dinâmica conhecida como Branding Territorial, realizada no mês de maio de 2018 com a comunidade e parceiros do projeto. Após a dinâmica e semanas de trabalho, o nome e identidade visual foram desenvolvidos. O nome FLUSS foi escolhido por representar 'rio' em alemão. O rio e a cultura alemã são duas referências que Blumenau sempre será lembrada, são símbolos da cidade.
O blog foi produzido pela professora e bolsista de jornalismo do projeto com auxílio dos demais integrantes. Ele servirá para divulgar o projeto, apresentar o que é, pra que server, para explicar todos os "porquês" envolvidos e principalmente para aproximar a comunidade e as entidades parceiras do FLUSS, fazer com que se sintam parte do Distrito.
Kommentare