top of page
Foto do escritorDistrito de Inovação Fluss

FLUSS promove workshop de mapeamento do ecossistema de inovação de Blumenau

Durante a tarde da última quinta-feira de outubro, dia 25/10, foi realizado no auditório do Instituto Gene, o Workshop Ecossistema de Inovação de Blumenau. Organizado pela Via Conhecimento, com o apoio do Fluss, projeto de extensão da Universidade Regional de Blumenau (Furb).


No dia, uma série de atividades voltadas às temáticas de habitats de inovação foram coordenadas pela líder do Grupo VIA Estação Conhecimento, Clarissa Stefani Teixeira, pós-graduada em Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC.


O encontro contou com a participação de diferentes operadores, públicos e privados, do Ecossistema e Habitats de Inovação de Blumenau. Ao todo 25 pessoas estiveram presentes e puderam conhecer e dialogar sobre novas maneiras de englobar a sociedade, os governadores e empreendedores do futuro Distrito de Inovação de Blumenau (DIC).

O Workshop contou com a participação de 25 pessoas de diferentes entidades, entre elas:


Senac, Green Place, Sedec Pmb, Viacredi, Blusoft, Instituto Gene, Núcleo De Inovação Acib, Espaço Maker Sesi, Converta Mais, Efex Blumenau, Furb – Equipe Fluss, Via Conhecimento.



Em conjunto, um panorama geral do ecossistema foi definido. Com os seus principais atores e suas ações, divididas em 7 eixos: Empresarial, sociedade civil, público, habitats de inovação, fomentos, institucional e conhecimento.

Após abertas as propostas de valor, foram debatidas as práticas necessárias para um ecossistema urbano autossustentável. O que já é fornecido pelos habitats de inovação, seus impactos na cidade e potencialidades nas áreas de internacionalização, fomentos, escalabilidade, modelo de negócios, ideias, infraestrutura, suporte geral e conhecimento para a inovação e empreendedorismo.


Ao final do workshop foram apresentadas possíveis iniciativas para uma utilização inteligente do ecossistema, como a organização de uma agenda conectada com a universidade- empresas a partir das demandas locais, e, assim, posicionar esses habitats de inovação como marktplace de talentos e investimentos. Criando um networking que possa alavancar o compartilhamento de recursos para a cultura de inovação.




39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page