Os bairros Itoupava Seca e Victor Konder, onde o FLUSS está inserido, possuem características socioeconômicas importantes para o cenário de desenvolvimento da região. Nos dois bairros, além da centralidade geográfica em relação ao município de Blumenau, se encontra a presença de instituições de apoio tecnológico como os três campi da Universidade Regional de Blumenau (Furb), o SENAI, do Instituto Gene, que é uma incubadora de empresas nascentes de conteúdo tecnológico, entre outros.
Nesse cenário, o curso de Ciências Econômicas da Furb, que faz parte do FLUSS, tem, inicialmente, a função de fazer o mapeamento, a partir de um diagnóstico, para ter uma dimensão da evolução das atividade econômicas desde a criação do distrito.
Ralf Marcos Ehmke, professor do curso de Ciências Econômicas e membro do Distrito, explica que o curso tem uma importância para o projeto em função da temática de desenvolvimento regional. " Apesar de isso ser uma atividade de uma área multidisciplinar, economicamente o curso tem uma importância pelo tema da inovação, que é foco disso tudo, inclusive nos mestrados e doutorados no centro de ciências sociais aplicadas", comenta Ralf.
O SIGAD (Sistema de Gerenciamento de Informação de Apoio a Decisão) também oferece auxílio para o FLUSS na área da economia. O professor Ralf explica que os bolsistas do SIGAD trabalham com dados estatísticos e com base de dados sobre a realidade regional dos indicadores socioeconômicos. As empresas da região são uma das abordagens das pesquisas que estão sendo feitas, e o resultados mostrarão a concentração de empresas com foco na tecnologia.
"Isso vai dar uma amostra muito importante de qual é a capacidade de articulação das entidades da cidade, no sentido da governança sobre a propaganda do Distrito no sentido de você conseguir atrair empresas de maior intensidade tecnológica para essa região", explica o professor.
Para Ralf, um dos objetivos do trabalho que está sendo produzido pelo curso de Ciências Econômicas dentro do projeto é criar essa propaganda, um marketing municipal, para atrair empresas de tecnologia.
Comments