top of page

O que é FLUSS - Distrito de Inovação de Blumenau

Atualizado: 2 de ago. de 2018

O FLUSS - Distrito de Inovação - é um projeto de Extensão da Universidade Regional de Blumenau (Furb) que teve início em fevereiro de 2018. O objetivo do Distrito é construir o conceito, as diretrizes, o formato, a delimitação, os objetivos e os recursos envolvidos necessários para desenvolvimento de um ideal para a cidade. A exemplo do Vale do Silício, o DIC pretende estudar, compreender e potencializar sua realidade e características, buscando uma identidade e caminho próprio em termos de economia criativa, uso e ocupação do espaço, colocando as pessoas, suas necessidades e expectativas em primeiro plano.


​ O projeto foi pensado e criado a partir da lacuna que se percebe no município de Blumenau de que não há uma coordenação comum, nem o embasamento teórico e um modelo de referência que considere a nossa realidade, características, condicionantes, potencialidades e vocações em questão. Diante deste cenário, o projeto de extensão propõe a coordenação para a co-criação do modelo próprio de Distrito de Inovação e Conhecimento de Blumenau.


O objetivo é construir o conceito e formular o projeto do Distrito ao longo de 2018 e iniciar a implantação de um piloto ao longo de 2019, considerando o horizonte de medição e avaliação de indicadores entre 2010 e 2030. É um projeto interdisciplinar com um objetivo intermediário, a construção de um novo modelo e abordagem de ensino (graduação e pós-graduação), aprendizagem, pesquisa e extensão, buscando uma nova inserção e relacionamento com a comunidade do Vale do Itajaí para o século XXI.​


A Furb é protagonista no projeto, articulando cinco áreas do conhecimento: arquitetura e urbanismo, ciência da computação, economia, engenharia florestal e jornalismo, ligando vários atores sociais e econômicos e implementando suas estratégias, ações e políticas no território e na cidade. O recorte territorial escolhido compreende os bairros Victor Konder e Itoupava Seca, no qual se encontra inserido a Furb, o Instituto Gene, a Fundação Fritz Muller, o Senai, os coworkings Officina e Fábrica, indústrias de grande porte como a Cremer e a Altona, vários comércios/serviços, além de um alto índice de moradias.


Para atingir os objetivos, está sendo produzido um diagnóstico a partir de informações e dados já produzidos e disponíveis pelo IBGE, Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, Plano Municipal de Turismo 2016, processo de revisão do Plano Diretor 2017, Sistema de Informações Gerenciais e de Apoio à Decisão FURB, Plano de Gestão do Distrito de Inovação do Polo de Blumenau, 2013 e outros projetos de pesquisa e extensão. Além de entrevistas com lideranças do ecossistema de inovação ligadas a instituições de ensino e pesquisa, entidades de classe e de governo, empresários e demais representantes da sociedade civil. E também a realização de eventos, como oficinas de co-criação e de desenho urbano.


Pretende-se tornar o projeto um programa permanente, com horizonte temporal de pesquisa, indicadores e análise entre 2010 e 2030, medindo a evolução do território e do Distrito para compreender o impacto desta iniciativa na qualidade de vida e saúde das pessoas.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page