top of page

Curso de Engenharia Florestal busca formas de garantir o desenvolvimento urbano

Levando em consideração a qualidade do meio ambiente dentro da cidade, o professor de Engenharia Florestal da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Julio Cesar Refosco e o bolsista Michel Darlan Pereira estão trabalhando formas de garantir um desenvolvimento urbano que contribua com a conservação das áreas que abrangem o Distrito de Inovação (DIC), Victor Konder e Itoupava Seca.


Conforme Julio “as análises geográficas, onde a cidade se desenvolveu, buscam dar base para criar um habitat de empreendedorismo e inovação onde negócios consigam se desenvolver, gerar renda e ao mesmo tempo preservar o ambiente”, afirma Julio.




O conhecimento específico na área ambiental visa também contribuir para que o projeto crie estratégias que desburocratizem e facilitem a vida do empreendedor, em relação a questão ambiental. “Empresas que queiram se instalar aqui, e se desenvolver, podem receber um pacote especial de licenciamento ambiental e protocolos que envolvem a educação para a redução de carbono, reciclagem e reutilização”, conta Julio.



Júlio Cesar Refosco, professor de Engenharia Florestal da Furb.


A partir do banco de dados da prefeitura e pelas imagens de satélites, duas áreas gerais estão sendo trabalhadas: a produção baseada em produtos provenientes das florestas e a conservação do meio ambiente. Dessa forma está sendo feita a organização do banco de dados do Distrito. Auxiliando para a criação de estatísticas do número de habitantes, as áreas de floresta, de ocupação urbana e a renda per capita dos bairros.


“A princípio o Distrito vem com o objetivo de solucionar problemas econômicos, mas ao mesmo tempo pode colaborar na educação, formação e no reconhecimento de outros problemas locais. O que reúne muitas entidades, parceiros e lideranças, que começam a conversar e trabalhar a favor do desenvolvimento”, diz Julio. Com a consolidação do diagnóstico geográfico e ambiental será possível relacionar outros projetos da Engenharia Florestal com o do Distrito, como o Plano Municipal de Arborização Urbana, que está ligado com o desenvolvimento de uma cidade mais agradável.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page