O evento, que está marcado para o dia 23 de novembro de 2018, no Auditório Senai Blumenau (R. São Paulo, 1147. Victor Konder, Blumenau), contará com a participação de professores pesquisadores, entidades representativas e operadores que já atuam no ecossistema de inovação catarinense. No dia os principais agentes e operadores estarão reunidos para trocar suas experiências e discutir sobre o desenvolvimento sustentável para implantação dos centros de inovação no Estado.
Palestra 1 | 9:30h
Título: Ecossistema de Santa Catarina e perspectivas para 2030
Palestrante: Silvio Kotujansky (ACATE)
Silvio Kotujansky – Vice-presidente de Mercado. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento em 2009 e Graduado em Ciências da Computação em 1986, pela Universidade Federal de Santa Catarina, é sócio diretor da empresa Complex Informática fundada em 1991, foi diretor da vertical Educação da ACATE - Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia e assumiu em 01/06/2016 como diretor de mercado da entidade, mandato 2016 a 2018.
Palestra 2 | 10:15h
Título: Habitats de Inovação uma VIA para a transformação das regiões
Palestrante: Ágatha Cristine Depiné (Via Estação Conhecimento - UFSC)
Advogada (OAB/SC 37.748). Doutoranda e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisadora vinculada ao Grupo VIA/UFSC, onde dedica-se a pesquisa de forma interdisciplinar o conhecimento cívico, a participação cidadã, o direito urbanístico e o papel do cidadão no desenvolvimento urbano inovador e inteligente. Atua em projetos de consultoria e de extensão do VIA/UFSC como especialista em inovação cívica.
Palestra 3 | 11:00h
Título: Aceleração de Territórios: Frentes de inovação e desenvolvimento de ecossistemas
Palestrantes: Tiago Maceri e Robson Carmo (INNOBENCH)
Thiago Maceri - Sócio da InnoBench: empresa que desenvolve trabalhos relacionados à Cultura e Estratégias para Inovação. Desenvolve Programas de Inovação Aberta/Corporativa e Projetos de Aceleração de Territórios. Atuou na coordenação de projetos de Inovação Aberta (HotMilk/PUCPR), no planejamento estratégico (PUCPR e Unimed Curitiba). Foi consultor de empresas familiares e atua como professor em cursos de MBA e especializações. Mentor no Programa de Aceleração Inovativa Brasil. Mestre e Bacharel em Administração.
Robson Carmo - Sócio da InnoBench: empresa que desenvolve projetos relacionados à Cultura e Estratégias para Inovação. Com Experiência em Inovação Corporativa, Inteligência Competitiva, Prospecção e Gestão de Tecnologias. Projetos de Design Thinking para soluções nos setores de Agronegócio, Biotecnologia, Bens de Consumo, Automotivo, Marketing e Gestão Esportiva. Atuou como Mentor de Modelagem de Negócios e Monetização para Startups e Spin-offs na HotMilk (Aceleradora da PUCPR).
“Produtificação” da Pesquisa Aplicada na Agência de Inovação da PUCPR: análise e escrutínio de ciclos tecnológicos em Saúde e Biotecnologia, Agronegócios, Energias Renováveis, TICs, IoT, SmartCities e Direitos Humanos.
Atuou como Mentor no HiPUC: Programa de Inovação em Saúde da PUCPR (Parceria com mentores do BioDesign de Stanford, Califórnia). Tem Experiência em grandes consultorias (KPMG-BearingPoint, EDS-Hewlett Packard, Deloitte) e instituições financeiras (VISANET-CIELO, HSBC).
Projetos de Integração Corporativa (negócios e tecnologia) para os setores: bancário e cartões; telecom; siderurgia; e serviços de utilidade pública.
Planejamento Estratégico em Instituições Financeiras, Universidades e Agência de Inovação. Membro do Australian Awards Fellowship: conectando universidades, indústria e governo. Certificado no STL (Successful Technology Licensing) pela OMPI | Organização Mundial da Propriedade Intelectual.
Mestre e Bacharel em Administração.
Palestra 4 | 11:45h
Título: Indústria 4.0 e o ecossistema de inovação de Santa Catarina
Palestrante: Benyamin Fard (Spin Aceleradora de Startups)
Beny Fard - Engenheiro, fundador e CEO da Spin aceleradora de startups e Head de operações do Stanford Research Institute no Brasil. Atua como consultor especialista e venture builder nas áreas de Inovação e Sustentabilidade corporativa há mais de 10 anos, e possui mais de 20 anos de experiência industrial, com palestras e workshops proferidos em diferentes regiões do Brasil e do Exterior.
Palestra 5 | 14:00h
Título: As Perspectivas, integração e sustentabilidade para os 13 polos de inovação e o papel do Governo do Estado
Palestrante: Guilherme dos Santos Murara
Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação - Secretaria De Estado Do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDS/SC
Guilherme Murara - Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Mestrando em Administração pela ESAG/UDESC. Especialista em Gestão Pública pela UFSC. Graduado em Administração Pública pela ESAG/UDESC,
PITCHS - Caso 1 | 16:30
Título: FLUSS Ideias que transformam, Distrito de Inovação de Blumenau: projeto de extensão Furb.
Palestrante: Christian Krambeck (FURB).
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (2000) e especialização em Planejamento e Gestão Regional (2000) pele FURB – Universidade Regional de Blumenau; mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC (2007). Sócio da empresa Terra e Arquitetura Ltda. Professor titular do curso de Arquitetura e Urbanismo – FURB.
Foi coordenador da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (atual Católica SC). Conselheiro atual de Arquitetura e Urbanismo SC (2015/2017). Conselheiro estadual IAB-SC (2016/2018).
Têm experiência e foco nas áreas de habitação de interesse social e na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Administração Municipal Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura sustentável; arquitetura e arranjo social para o século XXI; mobilidade urbana; projetos e desenvolvimentos para a política habitacional.
PITCHS - Caso 2 | 16:30
Título: O Centro de Inovação de Blumenau, inauguração, governança e perspectivas.
Palestrante: Everaldo Grahl - Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Blumenau (ACIB/FURB).
Graduado em Ciência da Computação. Mestre em Engenharia de Produção. Professor do Departamento de Sistemas e Computação da FURB desde 1991 na graduação e pós-graduação na área de Engenharia de Software e Gestão de Projetos. Diretor Presidente da Fundação Fritz Müller. Membro da Diretoria do PMI SC - Project Management Institute. Realizou em 2015 o PGA - Programação de Gestão Avançada pela FDC e INSEAD da França. Secretário Regional da Sociedade Brasileira de Computação. Diretor de Tecnologia e Inovação da ACIB - Associação Empresarial de Blumenau. Presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Blumenau.
PITCHS - Caso 4 | 16:30
Título: Centro de Inovação Jaraguá do Sul, quais os primeiros passos?
Palestrante: Professor Robert Carlisle Burnett , Centro de Inovação Jaraguá do Sul.
Professor Robert Carlisle Burnett , indicação do Centro de Inovação Jaraguá do Sul para o relato do case da entidade no Simpósio Habitats de Inovação.
Doutor em Ciência da Computação - University of Newcastle upon Tyne – Inglaterra (1995); Mestre em Ciência da Computação – UFRGS (1988) Engenheiro de Telecomunicações - Faculdade Nuno Lisboa – RJ (1980); Engenheiro Eletrônico – UFRJ (1971).
Trabalhou com desenvolvimento de sistemas computacionais, como programador, analista de sistemas e gerente de projetos, em diversas empresas, como Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ, Sulamec (Sul América de Seguros), SERPRO e Bamerindus, em Curitiba, onde coordenou um grupo de desenvolvimento de sistemas para a área de seguros.
Foi professor concursado do CEFET-PR em disciplinas de graduação e pós-graduação, como engenharia de software, estrutura de dados e redes de computadores.
Na área de gestão educacional foi coordenador de mestrado em informática aplicada, diretor da área de exatas e de tecnologia por e Pró-reitor Acadêmico da PUCPR. Participou ativamente da implantação do Parque Tecnológico da PUCPR em Curitiba.
Em 2011 atuou no Centro Universitário - Católica de SC, com abrangência em Jaraguá do Sul e Joinville, inicialmente como vice-reitor, e a partir de 2012, como reitor. Foi também CEO do negócio Católica de SC, onde trabalhou com uma equipe de cerca de 450 colaboradores.
Atuação em órgãos estratégicos e governança:
- Membro de Câmaras e Conselhos Superiores da PUCPR, dentre eles o Conselho Universitário (2000 a 2010);
- Presidente do Conselho Universitário da Católica de SC (2012 até maio de 2018);
- Participação em comitês internos do Grupo Marista (2012 até maio de 2018);
- Participação permanente em reuniões do Conselho Curador da Mantenedora do Centro Universitário
- Católica de SC (2012 até a maio de 2018);
- Avaliador do MEC e do MCT, durante os anos 2000;
- Cursos no IBGC.
PITCHS - Caso 6 | 16:30
Título: Distrito Criativo de Floripa (premiado como uma das 10 iniciativas mais relevantes do Brasil pela ONU-Habitat em 2017)
Palestrante: Via Conhecimento UFSC
Luiz Salomão Ribas Gomez - Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado na Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal) em Engenharia e Gestão Industrial. Realizou pós doutramento em Branding na IADE-Creative University (Lisboa) e em Economia Criativa e Maker Spaces na Saxion University (Enschede - Países Baixos). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina onde coordena o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional - LOGO e também o projeto Centro Sapiens, onde está o Cocreation Lab, é co-cordenador da REDE PRONTO3D, rede de FabLabs associada ao MIT. Coordena desde 2011 a comunicação e design instrucional do Programa VAMOS (Vida Ativa MelhOrando a Saúde). É editor, desde 2010 da revista indexada de divulgação científica e-Revista LOGO.
Comments